FICA 2017: CONFIRA O QUE ROLOU NO QUARTO DIA DO FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA E VÍDEO AMBIENTAL

Nilton-Rabelo_foto-Flavio-Isaac

A programação do Fica 2017 segue recheada de atividades culturais, oficinas, minicursos, discussões e mostras de cinema na cidade de Goiás. Quem aproveitou o evento nesta sexta-feira, 23 de junho, pôde conferir a discussão sobre cinema e política, no fórum de cinema, mediado pelo professor Lisandro Nogueira, e sobre os grandes empreendimentos e a questão ambiental, no fórum de meio ambiente, sob a condução do jornalista Márcio Venício Nunes.

Ainda de manhã, o público pôde participar dos minicursos e oficinas de cinema e de meio ambiente, na Universidade Estadual de Goiás (UEG), e do encontro com realizadores dos filmes que integram a Mostra Competitiva, exibidos na noite anterior, no jardim da casa de Cora Coralina. A programação desta sexta-feira também contou com a exibição de novos filmes na Mostra Competitiva, na Mostra de Lançamento e na 15ª Mostra ABD Cine Goiás. O Cineteatro São Joaquim e o Cine Cora Coralina (UEG) lotaram mais uma vez recebendo público nos turnos vespertino e noturno.

Os destaques da noite ficaram por conta de outras duas mostras do Festival. A Mostra Paralela de Cinema Brasileiro exibiu o filme Hugo, do cineasta Lázaro Ribeiro, que homenageia o escritor goiano Hugo de Carvalho Ramos. A exibição comemorou os 122 anos do nascimento do autor e os 100 anos de publicação de Tropas e Boiadas. Já a Mostra Uranium, que abordou os 30 anos do acidente Césio 137 em Goiânia, exibiu em sessão única oito produções sobre a temática.

Os shows da noite foram comandados por Nilton Rabello, Bruna Mendez, Rute, Pedro Vaz e Jefferson Amorim Duo e Brasil in Trio.

 

Sábado no Fica

A programação de sábado do Fica 2017 reserva mais atividades para os participantes do Festival. O destaque do dia é o lançamento do livro do jornalista da GloboNews, André Trigueiro. O apresentador do programa “Cidades e Soluções” apresentará seu novo trabalho às 19h30, na casa de Cora Coralina. Ao longo do penúltimo dia do evento, o público também poderá conferir as rodadas de discussão sobre cinema e sobre meio ambiente, oficinas e minicursos, mais exibição de filmes, atividades culturais do projeto Fica na Comunidade, Mostra Saneago de Filmes Temáticos sobre Água e shows com artistas goianos.