Questionário está disponível no portal do festival, para participação da comunidade em geral, profissionais do audiovisual e apreciadores da sétima arte

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás), quer saber a opinião e  receber sugestões do público sobre o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (Fica). Para isso, uma enquete estará disponível no site do evento, a partir desta terça-feira (19/01), aberta à participação da comunidade em geral, profissionais do audiovisual, realizadores, produtores, críticos e apreciadores da sétima arte.

Com a pesquisa, a Secretaria de Cultura pretende fazer um panorama das edições anteriores, avaliando sobre o que precisa ser melhorado ou acrescentado e pontuando questões relevantes que possam ser implementadas nos próximos festivais. O evento é um dos principais e mais importantes festivais de cinema no cenário nacional e um dos mais relevantes projetos culturais desenvolvidos pelo governo do Estado via Secult.

Em razão da última edição, totalmente digital por conta da pandemia de Covid-19, o Governo de Goiás quer ter a avaliação dos telespectadores e participantes sobre o desempenho do festival nesse formato – um desafio inédito na história do Fica.

A edição digital do evento, em 2020, surpreendeu e foi um sucesso de público. O festival recebeu mais de 11 mil visualizações ao longo de sua realização e espectadores de 17 países, entre os dias 16 e 21 de novembro.

Os números foram contabilizados a partir das plataformas digitais disponíveis durante o festival: site oficial (fica.go.gov.br), canal do YouTube da Secretaria de Estado de Cultura (Secult Goiás) e ferramentas online restritas aos participantes de atividades como laboratórios e oficinas.

A programação do Fica reúne mostras competitivas de filmes, palestras, mesas e oficinas de cinema e meio ambiente. Essa programação é outro destaque do questionário, que traz ainda perguntas relativas à plataforma usada na internet e a apresentação do próprio site do festival.

A proposta também visa conhecer o perfil de público que o festival vem conquistando ao longo de sua trajetória, que já somam 21 edições, observando quesitos como faixa etária, origem e profissão.

O secretário de Cultura, Adriano Baldy, considera a iniciativa de extrema importância para que as pessoas possam se manifestar e ajudar a melhorar o Fica.

“Queremos conhecer nosso público, saber sua opinião, ouvir reclamação, receber dicas e informações, até para saber se estamos no caminho certo, e podermos ajustar e fazer um Fica de referência e cada vez melhor para os nossos goianos e goianas”, frisa o titular da Secult.

Participe da enquete! Acesse o site: www.fica.go.gov.br.